Receita de bifes de atum com batatas a murro

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Fresco, enlatado ao natural ou em azeite, nas sandes, grelhado ou camuflado em vários tipos de saladas, os portugueses são grandes fãs de atum. Nesta receita propomos-lhe cozinhá-lo da forma mais natural e simples, aquela que retém todo o sabor deste alimento: grelhado numa chapa quente, como qualquer bife normal. Na companhia de umas magníficas a murro, esta receita é imperdível.

Na , o atum faz parte do grupo da carne, e . Tal como o e a cavala, pertence à lista de peixes gordos, cuja recomendação é que sejam consumidos duas a três vezes por semana. Por ser muito rico em ácidos gordos ómega-3, uma «boa» gordura conhecida pelos seus benefícios para a saúde cardiovascular e cerebral, deve fazer parte das nossas ementas, até porque tem uma enorme versatilidade – fica bem em saladas, sandes, lasanhas, empadões, ao natural e num sem-número de receitas.

Benefícios do Atum

O atum é também um alimento pouco calórico, rico em proteínas, que é importante para a manutenção e aumento da massa muscular e para a saúde óssea! Este tipo de pescado tão apreciado entre nós também é rico em vitamina D, que contribui para a saúde dos ossos, dos dentes e do sistema imunitário, do complexo B, e diversos minerais, nomeadamente fósforo, potássio, ferro e zinco.

No entanto, para desfrutar não só de todo o sabor mas também dos muitos benefícios nutricionais deste pescado, nada como cozinhá-lo ao natural, simplesmente grelhado, numa frigideira antiaderente e bem aquecida, virando-o de um lado e de outro até alourar – os bifes de atum não precisam praticamente de sal, mas ficam sempre bem com uma rodelinha de . Para acompanhar, as batatas a murro devem ser muito bem lavadas e colocadas no forno depois de estar bem pré-aquecido, num tabuleiro e salpicadas com sal. Passados cerca de 20 minutos, é mesmo preciso dar um murro em cada batata e juntar ao tabuleiro os bifes já . Se fizer também uma salada de tomate e pimentos, vai não só dar mais cor a este prato, como também evitar que fique demasiado seco. Não se esqueça de umas ervas aromáticas para aromatizar a receita, os ingredientes prestam-se muito bem para isso.

Bom apetite!

Receita Jantar

Bife de atum com batata a murro no forno

45 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Jantar

Bife de atum com batata a murro no forno

45 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 4 bifes de atum (120 g cada)

  • 500 g de batatas pequenas

  • 20 ml de azeite

  • 1 c. de café de sal

  • Pimenta q.b.

  • Legumes cozidos ou salada

Preparação

1/

1/6

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação