5 sobremesas sem açúcar

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Não resiste a um docinho depois da refeição? Juntámos cinco sobremesas saudáveis e caseiras para comer à vontade.

São poucos aqueles que conseguem recusar a . Para alguns, o docinho é até a melhor parte da refeição. Mas quem quer apostar num estilo de vida equilibrado tem de ter moderação nas suas escolhas alimentares. Se esse é o seu caso, temos cinco receitas saborosas, adoçadas naturalmente, para experimentar um dia destes.

O excesso de açúcar faz mal

Sobre esta questão não existem dúvidas: o consumo excessivo de açúcares simples adicionados representa um grave risco para a saúde. Além de promover a obesidade, o excesso de açúcar adicionar está associado ao aumento dos triglicérídos (gordura) no sangue, ao aumento da pressão arterial e à redução do HDL (‘bom colesterol’), o que eleva o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Como referência, a Organização Mundial da Saúde aconselha que o consumo diário de açúcar adicionado aos alimentos não ultrapasse as seis colheres de chá, ou seja, 25g.

As cinco sobremesas que hoje propomos são opções mais nutritivas e equilibradas, mantendo o sabor apetitoso.

Saiba mais sobre os riscos do açúcar

1 –  Receita de Cheesecake de Morango

Com uma base de tâmaras e amêndoas, recheio de caju e cobertura de morango, este cheesecake é uma opção nutricionalmente mais interessante e faz um brilharete em qualquer mesa, se quiser impressionar amigos ou família.

Além de serem ricos em fibra, os morangos são uma fonte de ácido fólico, que por sua vez contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário, muito importante nesta altura em que estamos mais sensíveis a constipações e gripes.

O cheesecake irresistível da Inês Folque.

Cheesecake de morango

2 – Pudim de Chia e Clementina

Criada pela blogger Anita Healthy, esta sobremesa bastante fresca faz as delícias de todos os apetites.

As clementinas aportam uma quantidade substancial de vitaminas ao organismo, o que contribui para a síntese normal de aminoácidos, para reduzir o cansaço e fadiga e para uma adequada produção de energia. Por sua vez, as sementes de chia possuem um alto teor de fibra e são fonte de proteína.

Um pudim para toda a família.

Duas receitas ricas em vitaminas

3 – Receita de Panna Cotta de Melancia

Inês Cunha, autora da plataforma digital ‘Cooklicious’, criou uma versão original desta sobremesa de inspiração italiana muito popular por cá.

Incluindo sumo de melancia, a proposta da influencer tem menor teor de açúcar adicionado e gordura adicionada do que a tradicional. Rica em água, a melancia tem um baixo valor energético e ajuda a hidratar sem aportar muitas calorias.

A panna cotta original da Inês Cunha.

Receita de Panna Cotta

4 – Receita de Espetadas Cremosas

Para quem prefere fruta, também temos solução. Ligeira e rápida de preparar, esta sobremesa do Chef Continente mistura banana, morangos e ananás com iogurte e bolacha de tipo ‘Maria’.

Um delícia que atrai especialmente os mais novos e faz grande sucesso em festas de aniversário.

Receita de espetadas de fruta.

5 – Receita Donuts vegan de Chocolate

A Anita Healthy criou uma receita irresistível com a nova Pasta 100% Caju do Continente, fonte natural de proteína, que pode ser integrada numa alimentação equilibrada e faz parte de um projeto solidário.

Estes donuts vegan adicionado são fáceis de preparar e ficam com um aspeto delicioso, tornando-se na sobremesa ideal para levar a casa de amigos com diferentes padrões alimentares.

Os donuts especiais da Anita Healthy.

Receita de Donuts Vegan de Chocolate e Caju

Autor

À Roda da Alimentação