Lanches proteicos: rápidos e saudáveis

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Com as férias de à porta, sabe sempre bem preparar um especial para aquecer as tardes de inverno. Por essa razão, deixamos-lhe duas sugestões ricas em proteína e ideais para pôr a juventude de avental na cozinha: queques de com manteiga de amendoim, que pode acompanhar com um batido de maca . Eis a prova de que o que é saudável também pode ser mesmo delicioso.

Publicado a 6/12/2023

Alimentos proteicos para o lanche

A combinação entre estas duas receitas compõe um lanche proteico diferente, que vai certamente agradar a toda a família, independentemente da idade. Ambas bastante fáceis de preparar, estas receitas não têm adição de açúcar, levam banana e são ricas em proteínas, tão essenciais para a construção e a regeneração de vários tecidos do corpo humano, nomeadamente dos músculos, dos órgãos vitais, mas também da , do cabelo e das unhas. O facto de serem receitas proteicas promove uma sensação de saciedade que pode ajudar na regulação do apetite e no controlo do peso.

Bananas, leite magro ou bebida vegetal de soja sem adição de açúcar, farinha de aveia, manteiga de amendoim 100%, ovos, fermento e canela é tudo aquilo de que precisa para fazer estes queques bastante fáceis de preparar. É essencial ter forminhas de levar ao forno e saber que o ponto de cozedura destes pequenos bolos deliciosos só é atingido quando ficam bem dourados por cima.

A manteiga de amendoim é uma fonte de proteína saudável e contém insaturadas, as chamadas «gorduras boas», que ajudam a manter os níveis normais de colesterol no sangue. Quanto à banana, é uma cheia de benefícios nutricionais e é fornecedora de , bons para manter os níveis de energia; esta fruta é muito aconselhável para comer antes ou depois de fazer exercício físico por ser uma fonte rápida de energia. Além disso, as bananas são ricas em potássio, um mineral incontornável para a saúde por várias razões, nomeadamente para manter uma tensão arterial saudável, o que, por sua vez, é essencial para a saúde cardiovascular.

Quanto ao batido de maca com cacau, é uma bebida revigorante que combina a energia do com a doçura do cacau, proporcionando um sabor delicioso. Basta pôr uma banana, uma chávena de leite magro ou bebida vegetal sem açúcar e duas colheres de maca cacau numa liquidificadora e triturar até obter uma textura cremosa. Apesar de ser uma receita tão simples, qualquer criança pensa que fez algo de extremamente elaborado, o que em termos de sabor não deixa de ser verdade.

Bom apetite e um feliz natal, sempre delicioso e com equilíbrio!

Receita Sobremesa

Queques de banana e manteiga de amendoim

60 m

16 pessoas

Ver Receita
Receita Sobremesa

Queques de banana e manteiga de amendoim

60 m

16 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 3 bananas maduras

  • 2/3 chávena de leite magro ou bebida vegetal sem adição de açúcar

  • 2/3 chávena de farinha de aveia

  • 4 colher de sopa de manteiga de amendoim cremosa WAY UP

  • 2 ovos

  • 1 colher de chá de fermento em pó

  • Canela qb

Preparação

1/

1/4

Comprar no Continente
Receita Pequeno Almoço

Batido maca cacau

5 m

1 pessoas

Ver Receita
Receita Pequeno Almoço

Batido maca cacau

5 m

1 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 1 banana

  • 1 chávena de leite magro ou bebida vegetal de soja sem adição de açúcar

  • 2 colheres de chá de Maca Cacau Supla

Preparação

1/4

1/1

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação