5 dicas para regressar aos hábitos saudáveis

Por À Roda da Alimentação

O fim das férias é uma ótima oportunidade para iniciar ou retomar um estilo de vida mais saudável. Saiba por onde começar.

É quase inevitável. Nas férias de verão, relaxamos um bocadinho e cometemos alguns descuidos alimentares. Os principais estão relacionados com o excesso de açúcares ou sal. Se esta tendência não for interrompida, a saúde poderá ficarem risco.

No regresso à rotina de trabalho, também uma rotina alimentar e alguma disciplina no estilo de vida podem ser relevantes para voltar a ganhar hábitos de vida saudável.

Reunimos algumas para ajudar neste processo.

Regresso aos

Depois de algum sedentarismo, o corpo precisa muito de atividade. O ajuda a reforçar os sistemas cardiovascular e músculo-esquelético e atua a nível neurocerebral (regula o humor, diminui estados de ansiedade e reforça a memória).

O ideal é regressar o quanto antes ao ginásio, à corrida, caminhada ou ao tipo de exercício que mais goste de praticar. Comece devagar e aumente a intensidade com o tempo.

Motivação para treinar

Imponha horários de refeições

Durante as férias, estamos mais descontraídos e nem sempre há horas certas para comer.

De regresso à vida ativa, é importante fixar horários para ir para a mesa, e cumprir com rigor o número de refeições diárias (pequeno-almoço, lanche matinal, almoço, lanche da tarde e jantar), que devem ser servidas nas doses adequadas às necessidades de cada um.

Também é importante para o organismo que se voltem a repor os de sono, respeitando horas certas para dormir.

Retome a lista de compras saudável

Por esta altura, os alimentos com mais e sal são frequentes nos carrinhos de compras. Para manter a despensa equilibrada e evitar tentações, é importante voltar a elaborar, detalhadamente, a lista semanal de compras e orientá-la pelo valor nutritivo dos alimentos.

Invista nos produtos da época e esteja atento ao semáforo nutricional nas embalagens.

Lista de compras de uma nutricionista

Alimentação rica em fibras, vitaminas e água

Garanta o valor nutritivo e a diversidade das suas refeições. Aumente a quantidade de vegetais e legumes no prato e faça da a sua sobremesa de eleição.

A água é igualmente essencial ao organismo. Os especialistas recomendam a ingestão de entre 1,5 e 2 litros (6 a 8 copos) por dia, mas neste caso quanto mais melhor. De resto, durante o verão, a tendência é consumir refrigerantes e álcool em excesso.

É recomendável que no regresso à rotina limite ao mínimo estes produtos.

Porque deve beber mais água

Preparar refeições para a semana

Esteja de regresso ao teletrabalho ou ao escritório, programar uma ementa semanal diversificada para algumas refeições permite-lhe poupar tempo e dinheiro.

Com um pouco de planeamento – aproveite uma ou duas horas do seu domingo – pode preparar receitas saborosas, diversificadas e repletas de ingredientes saudáveis, para quem precisa de ter energia para enfrentar uma exigente semana de trabalho.  

Nos nossos artigos “Marmitas saudáveis para o trabalho” ou “Refeições saudáveis para a semana” encontra várias sugestões que lhe podem ser úteis.

Alimentos Ricos em fibra

Autor

À Roda da Alimentação