Os benefícios da água

Com À Roda da Alimentação

É fundamental ganharmos o hábito de ingerir cerca de 6 a 8 copos de diariamente. Os benefícios para a saúde são incontáveis, tal como são inúmeros os riscos que corremos se tivermos falta de água no organismo.

Tendemos a esquecer-nos de que a água está no centro da Roda da Alimentação, não só por fazer parte da constituição da maior parte dos alimentos (ou ser necessária para a sua confeção), mas também porque devemos consumi-la de forma regular ao longo do dia.

A recomendação diária, segundo os especialistas, depende de fatores como, por exemplo, as necessidades de cada pessoa, o peso, a idade, o género, a alimentação, as condições climáticas, o estilo de vida, a e até o facto de transpirarmos muito ou não.

No entanto, aconselha-se em média a ingestão de 1,5 a 2 litros por dia (6 a 8 copos).

Quais são os benefícios da água?

O consumo regular de água atenua e evita muitos problemas de saúde:

  • fortalece o sistema imunitário;
  • limpa o organismo (elimina toxinas);
  • regula a temperatura corporal
  • melhora do funcionamento do sistema digestivo;
  • contribui para a saúde da ;
  • auxílio na perda de peso;
  • previne de dores de cabeça e enxaquecas;
  • melhora da função cognitiva e concentração.
Beber mais água

para beber mais água

  • Faça da água o seu primeiro hábito matinal e beba um copo logo ao acordar.
  • Leve uma garrafa de água para o trabalho e mantenha-a à vista, para que se lembre de beber.
  • Aborrece-se com a ausência de sabor? Aromatize a água com fruta ou chá (evite adicionar açúcar).
  • Se não resiste a um refrigerante, experimente substituí-lo por água com gás.
  • Estabeleça objetivos pessoais do género ‘antes do almoço tenho de beber 3 ou 4 copos de água' ou ‘até ao final do dia tenho de acabar esta garrafa'.
Água Aromatizada

Sintomas de desidratação

Além da desidratação, há uma série de problemas de saúde que estão diretamente relacionados com a falta de água – entretanto já considerada um problema de saúde pública –, nomeadamente dores de cabeça, irritação, perturbações visuais, obstipação, náuseas ou falta de memória.

A carência de água contribui ainda para acelerar a , o aumento de peso, as complicações digestivas, os problemas de pele, os distúrbios da função renal, a fragilidade do sistema imunitário e as dificuldades cognitivas.

Como se não bastasse, a água é essencial para eliminar toxinas, limpar o organismo e facilitar a absorção de nutrientes. Razões mais do que suficientes para tomar a água como uma prioridade.

10 alimentos com muita água

1. 
2. 
3. Abacaxi
4. Maçã
5. 
6. Curgete
7. Cenoura
8. Alface
9. Pepino
10. Nabo

3 receitas com produtos biológicos

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável

A propósito do baixo consumo de água entre os portugueses, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) tem incentivado o seu consumo: «as pessoas que consomem maiores quantidades de água diariamente ingerem em média menos energia, consomem menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos e colesterol.»

Tanto a água engarrafada como a água da rede pública são boas para a saúde. O ideal, no caso da primeira, é ir variando os tipos de água para aproveitar o que cada uma tem de melhor. Para quem tem mais dificuldade em beber água pode fazê-lo também através de chá, infusões, águas aromatizadas sem açúcar, frutas (melancia, melão e maçã são ideias) e .

Fonte: Nutrimento

Autor

À Roda da Alimentação