O nosso top 5 de receitas com aveia

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Não sabe o que fazer com a que tem na despensa? Selecionámos as melhores receitas para começar o ano de forma mais equilibrada.

A aveia é um cereal muito completo e nutritivo que pode ser incluído, regularmente, numa alimentação variada e equilibrada.

Enquanto cereal rico em fibra, a aveia é importante para o bom funcionamento do intestino, fornece energia e dá uma sensação prolongada de saciedade, o que pode ser útil numa estratégia de perda de peso.

Mais nutritivo na sua versão integral (em flocos, farinha ou farelo), é um cereal rico em fósforo, magnésio e zinco, e em vitaminas do complexo B e ácido fólico.

É um ingrediente versátil, adequado para vários cozinhados e receitas, combinando bem com iogurte, leite ou bebidas vegetais, e pode ser usado em saladas, bolos, bolachas, pão, etc.

Hoje reunimos 5 receitas que têm por base este cereal e que pode desde já pôr em prática.

Bolo de laranja com aveia

Receita de Bolo de Laranja Saudável

O bolo de laranja é um dos preferidos dos portugueses. Económico, rápido e cheio de sabor, é uma ótima solução para o lanche, pequeno-almoço ou até como snack fora de horas, sobretudo se apostarmos numa versão mais equilibrada.

É o caso da receita que lhe propomos, que substitui a tradicional farinha de trigo refinada por aveia integral e é adoçada com fruta e mel.

Receita de Bolo de Laranja Saudável

Pão de aveia

Receita de pão de aveia

Cada vez há mais gente que prefere fazer o seu próprio pão em casa. Além de ser uma tarefa relaxante, é também uma alternativa ao pão pré confecionado.

Se é fã do ‘faça você mesmo’, aqui lhe deixamos uma receita simples para preparar um pão caseiro muito saboroso que vai impressionar toda a família.

Receita de pão de aveia

Papas de aveia adormecida

A Mariana Monteiro partilhou com o À Roda da Alimentação a sua receita de adormecidas com fruta, que ficam prontas num piscar de olhos.

Embeber a aveia em leite, bebida vegetal ou iogurte durante algumas horas não é uma técnica nova, mas a proposta original da atriz acrescenta-lhe um sabor especial.

As papas de aveia são uma boa solução para o pequeno-almoço, visto que se podem preparar de véspera, ou para os lanches para levar para o trabalho.

Receita de papas de aveia

Salsichas com couve lombarda

Salsichas Vegetarianas Com Couve-Lombarda

Parece estranho, mas as refeições principais também podem incluir aveia. Este delicioso prato vegetariano é prova disso.

Ao invés de carne, as salsichas levam aveia, feijão, pimento, tomate, entre outros ingredientes e especiarias, que lhes conferem uma textura e sabor irresistíveis.

Receita de salsichas com couve lombarda

Autor

À Roda da Alimentação