O verão é a melhor altura do ano para comer saladas frias e experimentar novas receitas. São sempre simples e rápidas de fazer, além de muito leves e frescas. As combinações possíveis de hortícolas com outros ingredientes são infinitas e permitem variações ao gosto de cada um e ao sabor da criatividade.
Artigo Atualizado a 21 de julho de 2022
Com a chegada do calor, as saladas deixam de ser um simples complemento e podemos transformá-las na refeição ideal para um dia de verão. Nesta altura do ano, não é aconselhável, como se sabe, fazer refeições pesadas (refeições com elevada densidade energética e/ou elevado teor de gordura), uma vez que a necessidade calórica do nosso organismo diminui por não precisarmos de gerar tantas calorias para aquecer o corpo. Além do mais, ninguém quer passar demasiado tempo na cozinha durante os dias de férias tão preciosos. E para isso, nada melhor do que uma saladinha refrescante com tudo o que é preciso.
Apesar da simplicidade e da leveza destas propostas, é muito importante garantir que contêm todos os nutrientes necessários de que precisamos para um prato equilibrado. Como geralmente acontece com todas as receitas de À Roda da Alimentação, está tudo muito bem calculado: ambas contêm hidratos de carbono, proteínas, gordura saudável (simplesmente azeite), vitaminas, minerais e fibras. Além disso, são deliciosas e feitas à base de ingredientes consensuais, como é o caso do frango e do salmão. Entretanto, se quiser saber mais, há um admirável mundo novo à sua espera no universo das saladas frias, e vale bem a pena espreitá-lo. Por agora, veja como pode fazer dois excelentes acepipes de verão.
Salada fria de frango com legumes
Esta salada tem por base peito de frango – uma carne magra, rica em minerais, vitaminas (sobretudo do complexo B) e com proteínas em elevado teor biológico. Combinada com rúcula e uma mistura de legumes «tipo italiano», esta receita fornece-lhe uma grande quantidade de fibras. Além disso, é inimiga do desperdício, visto que pode ser uma excelente possibilidade para aproveitar sobras de frango assado.
Apesar de o peito de frango ser uma carne bastante seca, torna-se muito suculenta nesta salada por ser salteada com azeite e limão, depois de muito bem temperada com sal, pimenta, pimentão doce, alho normal e em pó.
Acompanha com cuscuz, um alimento bebere oriundo do Magrebe, que tem entrado cada vez mais nos nossos hábitos alimentares e consiste num preparado de sêmola de cereais, sobretudo trigo, amassado à mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos que devem ser cozidos a vapor.
Salada de quinoa e agrião com salmão
A segunda proposta junta agrião e salmão, um peixe delicioso do qual geralmente toda a gente gosta e um fornecedor de ácidos gordos ómega-3, aliados do sistema cardiovascular, do desenvolvimento cognitivo, além de contribuir bastante para a gestão do peso devido ao seu valor nutricional e teor em gorduras benéficas, pois contribuem para o aumento da saciedade. O salmão destaca-se ainda pelo seu elevado valor proteico, vitaminas hidrossolúveis (como as vitaminas do complexo B), vitaminas lipossolúveis (como a vitamina D), minerais, potássio e ácidos gordos ómega-3.
O agrião, também muito utilizado para fazer sopas, permite uma combinação muito feliz com o salmão, além de ser um uma excelente fonte de vitamina C, A, K e ácido fólico, benéficos para a para a saúde da visão e do sistema imunitário, rico em cálcio, fibras e antioxidantes. Curiosamente, a quinoa, que marca presença neste prato, é considerada pela Organização Mundial das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura um dos alimentos com maior futuro à escala mundial, sendo também um uma boa alternativa ao arroz e/ou batata do arroz ou da batata. A presença das tangerinas aos quartos e das sementes de sésamo com vinagre balsâmico dão um toque diferente e irresistível a esta salada.
Bom apetite!
Salada de legumes com frango
m
4 pessoas
Ingredientes
-
200g cuscuz
-
2 dl água
-
2 peitos de frango
-
1 limão (sumo)
-
4 chávenas de mistura de legumes ‘tipo italiano’
-
Rúcula q.b.
-
1 c. chá de pimentão doce
-
Alho em pó q.b.
-
1 c. café de sal
-
Pimenta q.b.
-
Azeite q.b.
-
2 dentes de alho
Preparação
1/
Junte a água a ferver ao cuscuz, tape, deixe hidratar e, em seguida, solte com um garfo. Reserve o cuscuz.
Corte o frango em cubos, regue com o sumo de limão e tempere com o pimentão-doce, alho em pó, sal e pimenta.
Misture tudo para envolver os sabores.
Numa frigideira, com um fio de azeite, salteie o frango até estar bem corado.
Junte os legumes e os dentes de alho picados.
Cozinhe, mexendo sempre, durante cerca de 10 minutos.
Finalize, juntando rúcula a gosto.
Acompanhe com o cuscuz.
Salada de quinoa e agrião com salmão
45 m
4 pessoas
Ingredientes
-
150 g quinoa
-
2,5 dl água
-
2 lombo de salmão
-
4 chávenas de folhas de agrião
-
4 tangerinas
-
2 c. sopa de sementes de sésamo
-
Azeite q.b.
-
Vinagre balsâmico q.b.
-
1 c. café de sal
-
Pimenta q.b.
-
1 limão (sumo)
Preparação
1/8
Coloque a quinoa num coador, lave-a em água corrente, ponha-a num tacho com a água e metade do sal e leve ao lume.
Deixe ferver, tapado e em lume moderado, cerca de 15 minutos. Depois de cozida, solte a quinoa com um garfo e reserve.
Tempere os lombos de salmão com sal e sumo de limão. Deixe repousar durante cerca de 15 minutos.
Numa frigideira antiaderente, grelhe o salmão durante cerca de 3 minutos de cada lado.
Desfaça o lombo de salmão em lascas, e coloque-as numa saladeira, juntamente com os agriões.
Descasque as tangerinas, corte-as em quartos, e depois em fatias e adicione-as à salada.
Por fim adicione a quinoa, polvilhe a salada com as sementes de sésamo, e tempere com um fio de azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta, a gosto.
Autor
À Roda da Alimentação