Leite sim. Leite não. Em que ficamos?

A lactose esteve em destaque no meu último programa na RTP1. Se tem algumas dúvidas sobre este tema, este post é para si.

Esta semana foi a vez de Conceição Calhau, investigadora de Nutrição e Metabolismo na Universidade Nova de Lisboa, se juntar À Roda da Alimentação para falar sobre os benefícios do leite. Se bem se lembra, este é um tema pelo qual tenho um interesse especial, visto que o meu filho é sensível à lactose (açúcar naturalmente presente no leite).

Cada vez existem mais mitos em torno do leite. Alguns dizem que faz muita falta, outros alegam que é dispensável. Então, em que ficamos? A minha convidada ajudou nas respostas.

O leite é fundamental para as crianças? Sim, porque é uma importante fonte de cálcio e de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A e D.

Os adultos devem continuar a beber leite? Sim. Segundo o padrão alimentar mediterrânico, os laticínios são importantes para a dieta de todas as pessoas saudáveis, desde que consumido com moderação (duas a três porções diárias).

Mas tudo muda se formos alérgicos à proteína do leite de vaca ou intolerantes à lactose. Para conhecer melhor as diferenças entre uma coisa e outra, falei com a imunoalergologista Ana Célia Costa. Sobre isto, vale a pena ler o meu artigo ‘‘As alergias, as intolerâncias, os mitos e as alternativas’.

Se é alérgico ou intolerante, saiba que continua a ser possível manter uma alimentação completa e equilibrada. Pode recorrer às inúmeras alternativas de laticínios e derivados sem lactose disponíveis no mercado, bebidas vegetais, por exemplo, ou até optar por outros alimentos ricos nos nutrientes que o leite oferece. É o caso dos hortícolas de folha verde-escura (agrião, couve, espinafres, etc.), que são ótimas fontes de cálcio.

 

Se não conseguiu ver este programa, saiba que está disponível na íntegra no site da RTP1.

TODOS OS PRODUTOS BIOLÓGICOS À MÃO DE SEMEAR

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Comentários4

  1. Guilherme Padesca 26/05/19 13:49 | 23.04.2019 9:15 PM

    Leite Sim! Mas de Vaca Proteína (A2). O leite que vendem no mercado é, proteína (A1), cria alergia e intolerância.

    Responder
    1. Olga Alves 26/05/19 13:49 | 09.05.2019 8:50 PM

      E onde pode ser encontrado à venda o A2

      Responder
  2. Arlete Camões 26/05/19 13:49 | 02.05.2019 7:16 AM

    Leite sim, claro, mas da respetiva mãe e enquanto bebés. O dos outros animais é destinado, NATURALMENTE, às suas crias. Nós, humanos, somos realmente estranhos …

    Responder
    1. Ana 26/05/19 13:49 | 04.05.2019 6:15 PM

      100% de acordo.

      Responder

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades